Tempo de leitura: 5 minutos
Eu estava pesquisando esse assunto e encontrei vários artigos na internet sobre o tema, mas teve um que me chamou muito a atenção então resolvi compartilhar apenas uma parte dele aqui:
“Alguma vez você já tentou trocar a festa de aniversário do seu filho por algum passeio? Ou não foi possível realizar a festa por causa de outro evento importante no mesmo dia? Ou alguma viagem que não daria para conciliar?
Se sim, você deve ter percebido uma certa “decepção” dele no dia do aniversário. E, provavelmente, achou que seria por causa do medo de não receber presentes, de não comer o bolo ou de não reunir os amigos para brincar, certo?
Mas o que nos mostra a PHD Jacqueline Woollen, professora de psicologia e diretora do laboratório de pesquisa da Criança, da Universidade do Texas, é que essa “decepção”, não é pela festa em si e sim, por não ter a oportunidade de crescer.
A festa é o evento social que mostra para a criança que as pessoas mudam de idade e por isso envelhecem. É como se fosse um ritual de passagem para elas.
A gente não tem ideia mesmo do que passa na cabeça das crianças. Nunca poderia imaginar isso!
Uma conversa engraçada, relatada por Jaqueline, a pesquisadora, foi a de uma criança que iria fazer 6 anos no dia 6 de agosto, mas por conta de viagem em família, para fora do país, eles fizeram apenas o bolo, apagaram as velas e prometeram fazer a festa, com todos os familiares, quando voltassem da viagem.
Quando voltaram e começaram a conversar sobre a festa de 6 anos, a criança corrigiu os pais, dizendo que agora sua festa seria de 7 anos e não mais de 6, porque ele já tinha feito 6 anos antes da viagem.
Será que esse menino é uma exceção?
A relação direta da festa de aniversário com sistema cognitivo da criança.
A pesquisa realizada por Jaqueline Wollen, foi baseada no estudo feito por Klavir e Leiser, publicado no The Journal of Genetic Psychology, em
2002
Eles analisaram a reação de crianças de 3 a 9 anos de idade. E confirmam a relação que a criança estabelece entre: a festa de aniversário e o processo de envelhecimento.
Olha que intrigante a pesquisa.
Exemplo: envelhecimento
No primeiro exemplo, eles queriam descobrir, se na cabeça das crianças a idade podia ser aumentada com várias festas de aniversário.
Eles contaram às crianças, a história de um menino que nunca teve uma festa de aniversário. E que a mãe dele queria fazer várias festas seguidas, até ele ficar mais velho que qualquer pessoa. E perguntaram se isso funcionaria, se seria uma boa idéia.
Surpreendentemente, 83% das crianças de até 4 anos, responderam que sim. Em idades maiores, cerca da metade das crianças de 5 anos e um terço das crianças de 7 anos, afirmaram que era uma boa idéia também.
Exemplo: rejuvenescimento
No segundo exemplo, eles queriam saber se a idade podia ser reduzida. E contaram a história de um homem de 80 anos que esperava ficar mais jovem, fazendo uma festa de aniversário de 79 anos e no ano seguinte de 78 anos e assim por diante. E perguntaram se seria uma boa idéia.
As porcentagens caíram bastante nesse caso. Só 38% das crianças de até 4 anos e 36% das crianças de 5 anos acharam que era uma boa idéia.
Então, eles concluíram a partir desses resultados, que até 7 anos de idade, é possível que as crianças acreditem que exista uma relação direta entre fazer festa de aniversário e envelhecer.
Qual a Conclusão de Jacqueline Wollen?
Baseado nesses dados, a PHD Jacqueline Wollen, da Universidade do Texas, fez seguinte experiência: contaram três histórias, sobre 3 crianças de 2 anos, que estavam prestes a comemorar o 3 anos.
Na 1° história, a criança teve a festa no dia do aniversário. Na 2° história, devido a várias circunstâncias, a criança não teve a festa. E na 3°história, a criança que teve duas festas.
Então, foi perguntado o seguinte: quantos anos cada criança de cada história teria?
Os resultados foram bem parecidos com os da pesquisa feita por Klavir e Leiser . Um número significativo de crianças entre 3 e 5 anos acreditavam, realmente, que a festa de aniversário está diretamente ligada ao envelhecimento!
Muitas disseram que a criança da história que não teve a festa permaneceria com 2 anos, e que a criança que teve duas festas, passaria a ter 5 anos de idade!
Relação com o Emocional
E a conclusão da pesquisa foi que as crianças, assim como adultos, fazem correlações para entenderem melhor as experiências que são importantes para elas. Porque não existe uma causa física para a mudança de idade, como acontece na adolescência, por exemplo.
A festa de aniversário, acaba se tornando esse marco físico, concreto, de que existe algo diferente está acontecendo, para ela mudar de idade todo o ano.
Por isso é tão importante tanto para o cognitivo, que ela compreende a passagem dos anos, quanto para o emocional, que entende ele está crescendo.
Achei fantástica essa relação. Depois dessa pesquisa, vou perguntar à todas as crianças que encontrar, se elas acham o mesmo.”
Leia o artigo na integra em: http://receitasesaude.com.br/festa-de-aniversario-festa-infantil/
Festa do Pijama
Festa do Pijama Corujinha